Nossa historia

Nossa historia originou na infância do empresário Ildeu Vieira que cresceu rodeado pelas memórias e o contato com o milho. A primeira lembrança é do plantio de uma horta de milho na casa dos seus pais, por volta dos 5 anos de idade, quando o pai cavava a terra, a mãe jogava as sementes de milho e ele apoiava pisando com o pé para selar a semente na terra.
Na época da colheita a família se reunia toda em casa para produzir pamonha e outras guloseimas com o milho, “praticamente só comíamos pamonha, bolo e curau de milho durante esses dias” Ildeu foi agricultor e produtor de feijão e milho por vários anos, e em uma crise de plantio de feijão foi preciso reinventar. Se recordou de toda sua trajetória e contato com o milho que o segue desde a infância.

Histórias que ficaram guardadas na memória por muito tempo e retornaram à lembrança: a horta de milho na casa dos pais, as maritacas que sempre vinham comer a plantação bem quase na hora de fazer a pamonha e o deixavam preocupado, as pamonhas pequenas feitas no tacho de cobre que, apesar de não ter comido elas na época, nunca mais esqueceu de vê-las em meio ao tacho com as pamonhas grandes. E, foi durante esse momento que pedia mudanças, que Ildeu decidiu criar sua própria fábrica de pamonha.
Durante sua jornada, Ildeu se casou com a Nádia, nascida em Serrania, uma cidade bem pequena no sul de Minas Gerais, e filha da Dona Tereza, conhecida na cidade por suas mãos prendadas para confeitaria e, claro, para os produtos feitos de milho, principalmente a pamonha, tradicional na região.

Por diversas vezes, Ildeu propôs a Tereza para abrirem uma fábrica de pamonha ou pelo menos para ela ensinar e apoiá-lo com a receita tradicional. Após algumas insistências até a dona Tereza acreditar que o genro não estava de brincadeira, em 2007, iniciariam oficialmente a produção. E dessa conexão, originou o nome da nossa empresa: Pamonha Cabocla Tereza em homenagem á sogra.
Do quintal da casa até a construção de uma fábrica pioneira e inovadora na produção de Pamonhas em “escala industrial mas que mantem a tradição do feitio”. Era a primeira pamonharia, então “nem mesmo o projeto arquitetônico e as liberações legais tinham uma regulação especifica. Era tudo novo mesmo!”
Tudo que é novo, pioneiro e inovador tem seus desafios particulares, e com a gente não foi diferente. Foi preciso criar soluções também inovadoras para o projeto da produção industrial acontecer. Um dos maiores desafios da produção é o fato do milho ser um produto sazonal, a gente lembra bem de quando as famílias se reuniam em um único momento especifico do ano para fazer a pamonha, era naquela época e só!
Mais um desafio para inovar e manter a tradição, foi preciso encontrar uma solução e a idéia de uma empacotadora a vácuo foi essencial para aumentar a durabilidade do nosso produto e permitir a expansão da sua distribuição durante todo o ano e para distâncias maiores.
“Com esse processo a vácuo, hoje é possível que a pessoa prepare sua pamonha em casa com 5 minutos e sinta aquela sabor de ‘feito na hora’ e aquela sensação de aconchego assim como quando reuníamos a família toda para fazer pamonha em casa.”

Uma das frases que o Ildeu falava sobre seu sonho era: “ Fazer algo diferente para vender para o mundo todo”. Não é um sonho pequeno e para isso foi preciso juntar esforços dos outros membros da família, a esposa Nadia e os filhos Emmanuel e Everton.
Hoje com 17 anos de produção e com a expansão do mercado, nossa empresa adequou ao paladar de alguns clientes e produzimos hoje sabores diferenciados, além dos tradicionais, e outros produtos do milho: bolo caseiro, massa para bolo e o famoso curau.
Um dos nossos diferenciais e que traz a satisfação da qualidade do nosso produto, é a nossa produção que segue sendo feita do modo tradicional, as senhoras da nossa cidade descascam o milho como antigamente, os copos para as pamonhas são feitas com as palhas de uma maneira artesanal até hoje.
Com muita dedicação, amor e cuidado em cada etapa do processo, junto a nossa equipe, hoje produzimos vários sabores e outros produtos derivados do milho sem necessitar de nenhum tipo de conservante, mantendo o sabor autêntico e original daquele feito em casa.
Da nossa família para a sua casa!